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Perguntas Frequentes
1. O que é a co-participação?
Plano devidamente regulamentado pela ANS (Agência Nacional de Saúde), no qual o beneficiário participa.
2. Remoção por ambulância é coberto pelo plano Empresarial?
Sim, desde que dentro do perímetro urbano, previamente autorizado pela Cooperativa. As condições são as seguintes:
  • A solicitação de remoção por ambulância deve ser justificada pelo médico assistente;
  • O atendimento é feito a beneficiários que estejam em hospital da Rede Credenciada e que conste no Guia Médico.
3. É necessária autorização prévia para o atendimento?
Sim, para exames e procedimentos especiais. Não é necessária autorização para os atendimentos como Consultas, Análises Clínicas, Audiometria, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Endoscopia Digestiva, Raio X e Ultrassonografia.
4. O que é coberto pelo plano Empresarial no Atendimento Hospitalar?
Para Atendimento Hospitalar é necessário autorização prévia. Ele contempla:
  • Assistência médica e internação clínica e cirúrgica
  • Serviços de diagnóstico e terapia
  • Anestesia
  • Alimentos, medicamentos e materiais necessários para o atendimento
  • Diárias e taxas, conforme plano escolhido
  • Maternidade e berçário
  • UTI adulto, infantil e neonatal
  • Serviços gerais de enfermagem
5. Quais os serviços oferecidos pelos planos Empresariais?
Consultas e tratamentos, exames complementares, atendimento em pronto-socorros em caráter de urgência e emergência e internações hospitalares nos estabelecimentos da Rede Credenciada, de acordo com o plano contratado e conforme determina o Rol de Procedimentos da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.
6. Quem pode aderir como dependente no plano Empresarial?
Cônjuge ou companheiro(a) e filhos (as) solteiros até 24 anos dos titulares do plano Empresarial.
7. O que é plano Empresarial?
São planos contratados por pessoas jurídicas para atender a uma massa populacional específica que mantém um vínculo empregatício, associativo ou sindical com o contratante.
8. Com Patrocinador
Planos contratados por pessoas jurídicas em que as mensalidades são pagas integralmente ou parcialmente pelo contratante à operadora. Incluí-se ainda contratos mantidos por autogestão, em que o beneficiário paga parte da mensalidade.
9. Sem Patrocinador
Planos contratados por pessoa jurídica, com mensalidade integralmente paga pelo beneficiário diretamente à operadora.
10. O que acontece quando o beneficiário de um plano coletivo tem alguma doença ou lesão anterior à contratação do plano de saúde?
No plano coletivo por adesão (contratado por um sindicato ou uma associação), pode incorrer cobertura parcial temporária (CPT). Isso significa que o plano de saúde pode ou não cobrir, por até no máximo 24 meses, cirurgias, internações em leitos de alta tecnologia (UTI/CTI) e procedimentos de alta complexidade exclusivamente relacionados à doença ou lesão que o consumidor já tinha quando adquiriu o plano de saúde. Após esses 24 meses, o plano de saúde fica obrigado a cobrir todos esses atendimentos.
11. O que influencia o preço do plano de saúde?
Os serviços a que o plano de saúde dá direito. Assim, por exemplo, um plano de saúde que só inclua consultas e exames tende a ser mais barato que outro que inclua também tratamentos odontológicos e internação hospitalar. Um plano que só dê direito a atendimento na cidade em que você mora tende a ser mais barato do que um plano que permita que você seja atendido em qualquer lugar do país. Outro fator que influencia o preço de um plano de saúde é a idade: quanto mais idosa a pessoa for, maiores as chances de ela precisar usar os serviços de saúde e com mais frequência; por isso, o plano tende a ser mais caro.
12. Quem são os dependentes legais no plano Coletivo Por Adesão?
Cônjuge ou companheiro(a) e filhos (as) solteiros até 24 anos dos titulares do plano.
13. Quem pode aderir ao plano Coletivo Por Adesão?
Associados ou sindicalizados e os seus respectivos dependentes legais.
14. O que é um plano Coletivo Por Adesão?
É o plano destinado à população que mantenha vínculo com as pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial (sindicatos, associações ou entidades de classe).
15. O preço da mensalidade do plano de saúde pode aumentar?
Sim. Ele é reajustado em dois momentos: anualmente, na data de aniversário do contrato e quando você completar uma idade que ultrapasse o limite da faixa etária em que você se enquadrava antes.
Av. Constantino Nery, 1678 - So Geraldo, Manaus - AM, 69050-000

Unimed Manaus4009-8686
Unimed Manaus0800-7029088
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