Área do Cooperado
Acesse o Portal do Médico Cooperado

Gestão de benefícios: por que você deve adotá-la para um RH estratégico?

Parte da criação de uma atmosfera colaborativa e saudável em uma organização começa com o setor de Recursos Humanos. É ele o responsável pela gestão de benefícios, parte essencial da cultura organizacional e que traz grandes vantagens tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

 

Vamos saber um pouco mais sobre o assunto e como tornar isso possível dentro da sua empresa? É só continuar a leitura do artigo.

 

Por que a gestão de benefícios é importante?

Manter a taxa de turnover quase nula é sempre bom, mas tem coisa melhor que reter talentos?  O gestor de Recursos Humanos, ou RH para simplificar, é quem vai coordenar isso. Porque de todos os recursos para uma empresa ser bem-sucedida, os recursos humanos são essenciais na conta.

 

Com uma mãozinha da gestão de benefícios, que é basicamente oferecer outras formas de remuneração além do salário, as organizações percorrem boa parte do caminho para manter seus melhores funcionários. Evitando a alta rotatividade e os impactos que isso gera tanto no orçamento quanto na reputação perante o mercado.

 

É essencial que haja esse interesse e responsabilidade pelo bem-estar por parte das organizações. As relações de trabalho jamais podem ser frias e superficiais. Elas precisam ser uma troca e favorecer sentimento de pertencimento e propósito.

 

Afinal, quanto mais valorizado um colaborador, mais motivado a permanecer e contribuir ativamente para o crescimento da organização ele vai estar. Perceba como as duas coisas andam juntas. Agora, vamos fazer isso acontecer. Dá uma olhada nas dicas. 

 

Como fazer uma gestão de benefícios eficiente?

Motivação pessoal, produtividade em alta e retenção de talentos são objetivos unificados pela gestão de benefícios. Estes precisam estar alinhados à visão da organização e dispostos a investir recursos na valorização dos colaboradores.

 

Para implementar, é preciso:

 

  • considerar os perfis de colaboradores;
  • analisar as necessidades;
  • criar planos de reconhecimento e recompensas;
  • estabelecer regras/critérios internos;
  • avaliar o custo-benefício.

 

Após passar por esse crivo, vamos às dicas.

Crie uma política clara e disponível para tirar dúvidas

No primeiro contato com o candidato, no recrutamento, ele já precisa saber quais as vantagens ao ser admitido. A política de benefícios precisa ser clara e o recrutador deve estar a disposição para esclarecer possíveis dúvidas e quais os valores fazem parte da relação.

 

Uma comunicação fluida e transparente é essencial em todo o processo, inclusive com os funcionários.

 

Use software de gestão para fazer o controle

Para uma gestão de benefícios correta e eficiente, é preciso lançar mão de ferramentas tecnológicas. A automatização dos dados facilita muito o dia a dia no RH, para buscar informações ou mesmo para atualizar os dados dos colaboradores.

 

Benefícios que tenham a ver com o perfil de cada colaborador

Os benefícios só serão atraentes se atenderem às necessidades do colaborador. Não adianta oferecer auxílio-creche para funcionários que não têm filhos.

 

Sensibilidade e atenção são palavras-chave na gestão de benefícios nas empresas, por isso conheça a fundo o perfil do colaborador e o que é importante para a maioria. Além disso, esteja disposto a flexibilizar caso um benefício em específico não atenda um determinado grupo. Todos precisam saber que estão em posição de igualdade.

 

Tenha alguém especializado para gerir o RH

A área de Recursos Humanos não pode ser desempenhada por qualquer um. É necessário ter o mínimo de expertise para implementar e gerir uma gestão de benefícios eficiente, além de conhecer a rotina dos departamentos para identificar pontos de melhoria. 

 

Por isso, contrate um especialista ou conte com os serviços de uma empresa de referência no mercado para suprir as demandas da sua organização com presteza e seriedade.

 

Gostou do nosso conteúdo? Nele, você pode entender que a gestão de benefícios é essencial para a retenção de talentos na empresa e também para ajudar a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo. Além disso, faz bem para a empresa ser vista no mercado por ter esse diferencial em zelar pelo bem-estar de seus colaboradores. 

 

Galeria de Fotos
Últimas Postagens
Av. Constantino Nery, 1678 - São Geraldo, Manaus - AM, 69050-000

Unimed Manaus4009-8686
Unimed Manaus0800-7029088
Política de privacidade | Desenvolvido por GTI | Copyright - Todos os direitos reservados.