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Conheça 5 atividades físicas para prevenir doenças

Se tem uma coisa que todo profissional de saúde recomenda, é fazer atividades físicas para melhorar a qualidade de vida em geral e a curto e longo prazo.

E de fato o uso de exercícios durante a vida proporciona ao ser humano diversas vantagens como uma vida mais equilibrada, um corpo mais forte e ágil e uma maior disposição para fazer as coisas.

Mas não é só nisso que os exercícios ajudam. A saúde é algo que é diretamente afetada por conta de sua prática. Os indivíduos que praticam atividades tendem a ser muito mais saudáveis do que os que não praticam.

Quer saber o motivo disso? Então continue lendo este conteúdo.

 

Como evitar doenças com a prática de atividades físicas

Qualquer pessoa pode praticar atividades físicas independentemente de suas condições ou idade. Isso porque sempre terá algo ideal e que se encaixe com sua necessidade.

Sendo assim, não há como algum tipo de atividade fazer mal para a saúde de alguém. Aliando isso com uma alimentação mais saudável, a saúde do indivíduo tende a melhorar 90%.

Para quem não sabe, os exercícios também ajudam bastante pessoas a prevenir doenças comuns. Se você quer saber quais exercícios são os mais indicados para prevenir doenças, confira a lista abaixo.

1. Caminhada

Pode ser leve ou um pouco mais intensa, fato é que no mínimo 30 minutos de atividades que coloquem o corpo em movimento, já é o suficiente para evitar doenças como AVC.

O derrame, como é mais conhecido, pode acontecer por conta de um rompimento dos vasos e ser um AVC hemorrágico ou por conta de obstrução de algum vaso por causa do colesterol ruim (LDL).

Ainda que ele acabe não sendo fatal em alguns casos, o acidente vascular cerebral pode deixar sequelas. Sem contar que ele é uma das maiores causas de morte no mundo.

A grande maioria afetada pelo derrame sofre com o AVC isquêmico, que se trata do entupimento dos vasos por conta de gordura na parede deles.

Sendo assim, fazer atividade física como caminhada e manter uma boa alimentação é vital para prevenir essa doença, ter uma qualidade de vida melhor e manter um colesterol bom.

2. Aeróbico

Os exercícios aeróbicos podem ser bastante úteis para que se possa prevenir a hipertensão, que é quando a pressão da artéria se encontra elevada por maior tempo.

Tudo isso faz com que o coração tenha que fazer um esforço ainda maior para que possa conseguir fazer o bombeamento de sangue e distribuí-lo pelo corpo.

O sobrepeso acaba sendo um fator de risco pois aumenta a exigência do coração trabalhar mais para dar conta de manter o corpo vivo.

No entanto, ao fazer atividade aeróbica de resistência leve, o indivíduo pode diminuir a chance de aparecimento de diversas doenças e ainda:

  • Diminuir o peso;
  • Fortalecer musculatura;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Diminuir o stress;
  • Melhorar a respiração;
  • Melhorar a atividade cardiovascular.

3. Dança

Muitas pessoas não consideram a dança como um tipo de atividade física. Mas saiba que ela é um dos melhores exercícios para se movimentar por inteiro.

Além disso, acaba sendo uma ótima maneira de prevenir a osteoporose, por exemplo, que é uma doença que causa enfraquecimento dos ossos e os deixa mais frágeis.

Engana-se quem pensa que os ossos não podem ser exercitados. É vital que haja sempre a fortificação dele para que no futuro, não possa sofrer quedas ou dores internas.

Com atividade física é possível estimular os ossos e prevenir a reabsorção do mesmo.

4. Natação

A natação é uma atividade que mexe com o corpo inteiro e ajuda não só no físico como na coordenação do indivíduo. Uma das grandes vantagens de realizar essa atividade, é evitar o aparecimento de diabetes.

Isso porque a diabete ocorre por conta da pouca produção ou má absorção de insulina, que faz a regulagem de glicose no sangue para garantir energia ao corpo.

Uma das grandes causas de seu aparecimento é por conta do sedentarismo, hipertensão, sobrepeso e hábitos alimentares ruins. A natação ajuda a prevenir a maioria dessas coisas.

5. Pilates

O pilates é uma atividade que foi inventada com fins terapêuticos para tratar doenças principalmente respiratórias. Ao passar dos anos, descobriu-se ser uma atividade que vai muito além.

Isso porque ele trata não só o corpo como também a mente da pessoa. Sendo assim, acaba sendo possível fazer com que vários tipos de doenças sejam prevenidas e também tratadas.

Para os idosos principalmente, o pilates acaba sendo uma atividade de baixo impacto que é fundamental para trabalhar as funções mentais.

Assim, é ótimo para prevenir doenças mentais, dor lombar, insônia, irritabilidade, Alzheimer, entre diversas outras patologias. Portanto, esta é uma atividade ótima para todas as idades.

As atividades físicas em geral devem ser trabalhadas com frequência pois somente assim, se faz possível manter uma vida saudável.

Uma das razões pela qual se recomenda tanto a prática de exercícios, é porque é muito melhor prevenir do que tratar uma doença.

E fazendo as atividades, se torna possível realizar essa prevenção com exercícios que podem fortalecer o corpo. No caso da existência de uma patologia, o exercício também ajuda a controlar e a tratá-la.

Doenças respiratórias, por exemplo, acabam diminuindo bastante com a prática de exercícios aquáticos. Há diversas maneiras de prevenir o corpo inteiro de coisas ruins e ter uma maior qualidade de vida.

Combinar isso com uma alimentação com baixo teor de gordura e começar a ter hábitos mais saudáveis faz com que no futuro a vida de uma pessoa seja muito mais proveitosa.

 

Conclusão

Por fim, vimos então algumas atividades que podem combater o aparecimento das doenças mais comuns na população. Pode-se perceber então a diferença que uma vida ativa proporciona a saúde.

É muito importante ficar de olho nesses pontos para tentar se manter saudável. Além disso, os cuidados também com outros recursos, como planos de saúde, garantem a proteção e segurança de cada pessoa.

Nos conte aqui se existe alguma atividade que você queira praticar ou já pratica no seu dia a dia. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo.

 

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