Unimed Manaus Web
Área do Cooperado
Acesse o Portal do Médico Cooperado

As 9 dicas simples para aliviar o estresse do dia a dia

O estresse do dia a dia pode parecer normal, parte rotineira de uma vida agitada. Afinal, cobranças são comuns na vida profissional, pessoal, familiar e até mesmo romântica.

Com tudo isso, é comum deixar esse sentimento rolar ao invés de buscar formas de lidar com ele. Mas aliviar e evitá-lo é algo essencial para a saúde. Fica um alerta: negligenciar o que você sente faz mal a saúde!

Então, se você está em busca de dicas de como aliviar o estresse continue lendo. Vamos mostrar maneiras práticas de fazer isso e a sua importância.

Como prevenir e aliviar o estresse no dia a dia?

 Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem é essencial para a manutenção da saúde mental, pois, durante o repouso nosso organismo "reinicia". Ou seja, além do descanso, ele regula a produção de diversos hormônios que influenciam em nossas emoções, no bom humor e na fadiga.

O rendimento cognitivo também melhora com um sono adequado, nos fornecendo energia e disposição no dia seguinte. Tente dormir cerca de 8 horas por dia, de preferência indo dormir cedo e acordando cedo também.

 Combata o estresse com comida

Ter uma alimentação saudável é um dos fatores que influenciam sua saúde mental. Busque consumir mais alimentos naturais que mantenham seu corpo saudável e desintoxicado.

Enquanto reduz o consumo daqueles que favorecem o estresse, como por exemplo, alimentos e bebidas que contém cafeína. Para melhorar essa relação, introduza na alimentação opções calmantes como o famoso chá de camomila.

Mas atenção, evite comer em excesso até mesmo os alimentos saudáveis. O ideal é comer o suficiente para manter a fome física e não a emocional, a fim de evitar o desenvolvimento de distúrbios alimentares.

 Movimente-se diariamente

Praticar algum tipo de atividade física é uma ótima forma de aliviar o estresse pois, você estimula a liberação de endorfina no organismo. Esse é considerado o hormônio da alegria e bem-estar!

Sua liberação causa sensações prazerosas, promovendo uma maior qualidade de vida. Mas não para por aí, existem diversos outros hormônios liberados no corpo quando praticamos esportes. Além disso, exercícios auxiliam no controle do cortisol, o hormônio do estresse. 

 Encontre a causa do seu estresse

Existem várias formas de aliviar o estresse, mas para evitar que isso prejudique sua vida a longo prazo você precisa encontrar sua causa. São as pressões ou condições desumanas do trabalho? Problemas financeiros ou familiares?

Situações como essas parecem mais difíceis de serem contornadas, mas é possível sim. Agora se você deixa rolar, neste caso com certeza nada vai mudar.

Às vezes podem ser pequenas coisas que lhe estressam, e essas são bem mais simples e uma mudança de hábito pode ajudar bastante. O autogerenciamento e a auto-responsabilização são aspectos importantes para se viver melhor.

 Tenha hobbies e distraia a mente

Separar momentos do dia para quebrar a rotina é uma das formas de lidar com o sentimento de estresse. Na vida é preciso parar, respirar e fazer coisas que nos fazem bem.

Por exemplo, se você estuda, tente aproveitar o intervalo entre suas aulas para jogar algo que gosta ou ouvir música. Se ler é sua praia, tente inserir essa atividade no tempo que você perde no trânsito, ao invés de ficar no celular.

Ou seja, encontre pequenos espaços no seu dia a dia que podem ser preenchidos com atividades que te causam sensação de alegria e prazer. A ideia é não deixar sua mente focar apenas na necessidade de realizar as tarefas o tempo todo.

 Não esqueça do lazer

Além de encontrar tempo para as coisas que gosta no cotidiano, é importante saber aproveitar os dias livres. Não use suas folgas e o final de semana para realizar tudo aquilo que não consegue no dia a dia.

Quem é que nunca fez isso e quando foi voltar ao trabalho sentiu como se nem tivesse descansado? Isso acaba sendo um hábito negativo e bastante estressante para seu corpo e mente.

Então, no tempo livre descanse, passeie e, em especial, cuide de você e sua saúde mental. Use esse tempo para ver amigos e familiares, o que ajuda muito a melhorar o humor, promover a felicidade e combater a tristeza.

 Desenvolva sua inteligência emocional

Muitas vezes o estresse tem como principal causa fatores emocionais. Assim, a falta de inteligência emocional pode tornar mais difícil sua capacidade de lidar com problemas.

Quem não tem essa habilidade desenvolvida tende a ter mais problemas de autocontrole, motivação, etc. É como se o indivíduo se tornasse escravo dos próprios sentimentos, sendo incapaz de reagir a ele.

Com isso ele se torna alguém que se preocupa demais com coisas fora de seu controle e com aquilo que ainda nem aconteceu. Sentimentos de ansiedade começam a surgir e, com isso, sua rotina fica completamente estressante.

 Busque ajuda profissional

Ir ao psicólogo é uma ótima forma de aliviar essa sensação e você não precisa ter um transtorno psicológico grave para fazer isso. O estresse do dia a dia, se mal gerenciado, pode na verdade se tornar um problema sério no longo prazo.

Este sentimento pode aumentar o risco de doenças cardíacas, como AVC e infarto. Além de enfraquecer o sistema imunológico e causar patologias diversas, como:

  • Dermatites (problemas na pele);
  • Transtornos alimentares;
  • Problemas digestivos;
  • Mal de Alzheimer;
  • Depressão;
  • Insônia;
  • E mais.

Em alguns casos, quando a pessoa sente dificuldades de aliviar o estresse, a ajuda profissional se torna essencial. Mas, essa pode ser feita de maneira preventiva para combater esse mal e as doenças causadas por ele.

 Aprender a priorizar para evitar o estresse

Por fim, aprenda a gerenciar seu tempo atribuindo níveis de prioridade para todas as tarefas que envolvem seu cotidiano. Ao entender o que é mais importante de se fazer no dia a dia, você consegue concentrar sua energia em atividades essenciais.

Desse modo, nos momentos de maior produtividade "ataque" essas tarefas e acabe com elas de uma vez. Você vai ver que mesmo se estiver cansado, as atividades menos importantes vão ser feitas de forma muito mais fácil no resto do dia, evitando maiores estresses.

 

Conclusão

Uma rotina estressante não é algo incomum, mas, quando esse sentimento é negligenciado no longo prazo isso pode causar ainda mais problemas. Portanto, coloque em prática as dicas vistas ao longo do conteúdo.

Isso com certeza vai te ajudar a viver mais e melhor ao reduzir a incidências de problemas à saúde. Seja ela física, mental ou ambas, ao cuidar do seu bem-estar e promover a felicidade como combatente ao estresse.

Gostou das dicas? Fala pra gente nos comentários se já pratica alguma delas e compartilhe o conteúdo com aqueles que precisam.

 

Últimas Postagens
09/11/2021 - O que é o Outubro Rosa? Conheça mais sobre o câncer de mama
09/11/2021 - 5 dicas incríveis para melhorar sua qualidade de vida AGORA!
03/11/2021 - Poder do sono: 5 motivos para não dormir tarde e acordar cedo
03/11/2021 - As 9 dicas simples para aliviar o estresse do dia a dia
01/11/2021 - Alimentos poderosos: aumente sua imunidade comendo melhor!
01/11/2021 - Gestão de benefícios: por que você deve adotá-la para um RH estratégico?
01/11/2021 - Problemas de coração: 13 sinais importantes para você ficar alerta e se prevenir
01/11/2021 - Conheça 5 atividades físicas para prevenir doenças
15/06/2021 - Carência no plano de saúde: como funciona?
10/06/2021 - Sequelas da Covid-19 em mulheres com mais de 50 anos: por que elas são mais atingidas?
27/04/2021 - Problemas de coração: 13 sintomas que você precisa prevenir!
27/04/2021 - Gestão de benefícios: por que você deve adotá-la para um RH estratégico?
23/03/2020 - Super Maninhos - Contra o Coronavírus
18/03/2020 - Coronavírus e COVID-19: perguntas e respostas
06/03/2020 - Programação | Dia Internacional da Mulher 2020
28/02/2020 - Informe Unimed Manaus
13/02/2020 - II Circuito Unimed Manaus | Aulão Carnaval 2020
29/10/2019 - 1º Circuito de Saúde Unimed Manaus
13/09/2019 - Bem Gestar - Curso para Gestantes
27/05/2019 - Bem Gestar - Curso para Gestantes
11/02/2019 - Jovens aprendizes da Unimed Manaus participam de workshop sobre prevenção da gravidez na adolescência
25/01/2019 - I WORKSHOP UNIMED MANAUS - Prevenção da Gravidez na Adolescência: Responsabilidade de todos
13/09/2018 - Curso de Orientação à Gestante | 22 e 29 de Setembro
31/08/2018 - Unimed Manaus realizou o 1º Encontro Viver Bem ao ar livre
17/08/2018 - 1º Encontro Viver Bem
12/07/2018 - 4ª Edição do Bem Gestar
29/06/2018 - Dia Cooperar - 30 de junho
27/04/2018 - Bem Gestar
14/03/2018 - Confira a programação do Bem Gestar - Curso de Orientação à Gestante
27/12/2017 - Grupo de voluntários da Unimed Manaus promove Cantata de Natal
Av. Constantino Nery, 1678 - São Geraldo, Manaus - AM, 69050-000

Unimed Manaus4009-8686
Unimed Manaus0800-7029088
Política de privacidade | Desenvolvido por GTI | Copyright - Todos os direitos reservados.