Unimed Manaus Web
Área do Cooperado
Acesse o Portal do Médico Cooperado

Poder do sono: 5 motivos para não dormir tarde e acordar cedo

A expressão poder do sono para muitos pode parecer um exagero, mas dormir é uma ação de grande importância para o organismo. Poderosíssimo, esse tempo de descanso é onde o corpo regula muitas de suas funções.

Mas é necessário apenas dormir ou será que existe um melhor horário para isso? A resposta é sim! Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso.

Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

Quer saber mais sobre este assunto? Continue lendo e entenda como usar o sono ao seu favor!

 

Poder do sono e ritmo circadiano

O ritmo circadiano, ou ciclo como também o chamam, representa o ciclo diário que vivemos e que é marcado pela iluminação natural. Sua presença, durante a manhã e à tarde, e a sua ausência, ao final da tarde e à noite.

Esse ciclo impacta diretamente o relógio biológico de cada pessoa e a forma como ela se comporta durante as 24 horas que formam um dia. A relação entre esse conceito e o poder do sono está no fato de que o segundo é estimulado pelo primeiro.

Nosso corpo trabalha de modo que quando há incidência solar produz hormônios que nos mantêm ativos e despertos. Enquanto em sua ausência, ou redução, começamos a lenta e gradualmente sentir sono.

Por isso, dormir e acordar cedo é tão importante, pois quando fazemos isso, regulamos o ciclo circadiano. Em resposta a isso, o corpo funciona de maneira correta e eliminando os prejuízos causados por péssimos hábitos relacionados ao sono.

Agora que você entende um pouco melhor o porque é necessário ter este hábito saudável, confira abaixo as vantagens que ele oferece muito além de regular o organismo.

 Acordar cedo te dá mais tempo

Um dos maiores impactos de acordar cedo na nossa vida é melhor gestão de tempo. Isso porque de manhã somos mais propensos a realizar atividades do que a noite.

Acontece que no período noturno o corpo entra em um ritmo de procrastinação mais forte. Em consequência, a capacidade que temos de colocar em dia tarefas ou resolver assuntos reduz, enquanto a ansiedade aumenta.

De manhã o foco e a concentração encontram-se elevados, com isso você aproveita melhor seu tempo. Além de reduzir a ansiedade por não precisar se preocupar mais com conseguir ou não realizar algo.

 Você se torna menos sedentário

O sono tem o poder de regular o organismo e suas funções, mas você sabia que dormir demais pode causar efeitos negativos? Bem como, dormir menos também vai cobrar da sua saúde.

Em ambos os casos, é comum sentir um maior cansaço e fadiga que tornam a prática de atividades físicas algo inatrativo. Logo, a falta de um sono regulado estimula negativamente o sedentarismo.

Algo bastante perigoso pois aumenta-se assim os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. Outros problemas que derivam desse mal são:

  • Enfraquecimento e dor nas articulações;
  • Atrofia muscular;
  • Colesterol alto;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Etc.

Mas, qual o resultado de uma vida sedentária no longo prazo? A longevidade do indivíduo é comprometida, reduzindo seus anos de vida devido a incidência de inúmeras doenças que chegam a ser fatais.

 De manhã você é mais proativo

Quando dormimos cedo, é possível acordar cedo com o corpo mais descansado. Isso torna qualquer pessoa mais proativa, afinal elas se encontram com uma completa disposição e energia.

Enquanto quem confunde seu ciclo circadiano com péssimos hábitos tende a realizar atividades de forma automática. O que acontece porque todo seu organismo encontra-se "confuso".

Ao tentar mudar seus hábitos é normal que você não se sinta assim. Mas acredite, depois do período de habituação é possível perceber o impacto positivo que acordar cedo vai causar na sua vida!

 Dormir bem te mantém jovem por mais tempo

Você alguma vez já ouviu alguém falar que o sono tem poder reparador? Bem, isso é verdade e um fator de grande influência de acordo com a idade da pessoa.

Dormir mal, pouco ou muito, e até mesmo em horários inadequados estimula o envelhecimento precoce. A motivação por trás disso é a relação entre o sono e a produção de hormônios.

Um hormônio diretamente afetado é a melanina, que normalmente é produzida no início da noite quando há redução da luz natural. Algumas horas depois, no seu pico, essa estimula o sono regulando o ciclo circadiano.

Infelizmente, após 50 anos a produção desse hormônio cai em quase 50%, interferindo na qualidade do sono. Maus hábitos ao longo da vida prejudicam mais ainda pessoas de idade avançada. As consequências disso impactam ainda mais a produção de outros hormônios, que podem desgastar o organismo, tais como:

  • Adrenalina;
  • Insulina;
  • Cortisol;
  • DHEA.

Sem contar que a melanina cumpre ainda outras funções importantes no organismo, tal como a sua ação antioxidante. Essa função é essencial para combater o envelhecimento das mais diversas células do corpo.

 O sono tem poder de combater doenças psicológicas

Dormir e acordar tarde desregula a produção de hormônios pois o nosso ciclo circadiano se altera. Os efeitos disso são sentidos ao longo do dia através de:

  • Percepção de que o dia dura menos;
  • Esquecimento e confusão;
  • Mudanças no humor.

Tudo isso afeta a saúde mental e pode desencadear problemas psicológicos como: ansiedade, depressão, estresse, etc. Isso pode acontecer porque algum hormônio está em baixa no seu organismo.

Ou até mesmo, porque você passa a perceber o dia de forma diferente, algo que se conecta a gestão de tempo. Muitas vezes, um problema psicológico se inicia ou se agrava devido a péssimos hábitos relacionados ao sono - algo contornável.

Do contrário, acordar cedo proporciona mais satisfação por aproveitar melhor o dia. Além de regular a produção hormonal fazendo com que suas emoções e humor se mantenham estáveis.

 

Conclusão

O poder do sono não é um mito e muito menos uma expressão exagerada. Afinal de contas, ter bons hábitos na hora de dormir determina se os impactos para nosso corpo e mente serão positivos ou negativos.

Dormir cedo e acordar cedo também traz inúmeros benefícios como a manutenção da saúde. E, até mesmo, melhorias na capacidade que temos de realizar nossas funções diárias, por exemplo, no campo profissional.

Espero que esses benefícios tenham lhe feito entender essa importância. Se você gostou, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe o conteúdo para que mais pessoas se beneficiem dele!

 

Últimas Postagens
09/11/2021 - O que é o Outubro Rosa? Conheça mais sobre o câncer de mama
09/11/2021 - 5 dicas incríveis para melhorar sua qualidade de vida AGORA!
03/11/2021 - Poder do sono: 5 motivos para não dormir tarde e acordar cedo
03/11/2021 - As 9 dicas simples para aliviar o estresse do dia a dia
01/11/2021 - Alimentos poderosos: aumente sua imunidade comendo melhor!
01/11/2021 - Gestão de benefícios: por que você deve adotá-la para um RH estratégico?
01/11/2021 - Problemas de coração: 13 sinais importantes para você ficar alerta e se prevenir
01/11/2021 - Conheça 5 atividades físicas para prevenir doenças
15/06/2021 - Carência no plano de saúde: como funciona?
10/06/2021 - Sequelas da Covid-19 em mulheres com mais de 50 anos: por que elas são mais atingidas?
27/04/2021 - Problemas de coração: 13 sintomas que você precisa prevenir!
27/04/2021 - Gestão de benefícios: por que você deve adotá-la para um RH estratégico?
23/03/2020 - Super Maninhos - Contra o Coronavírus
18/03/2020 - Coronavírus e COVID-19: perguntas e respostas
06/03/2020 - Programação | Dia Internacional da Mulher 2020
28/02/2020 - Informe Unimed Manaus
13/02/2020 - II Circuito Unimed Manaus | Aulão Carnaval 2020
29/10/2019 - 1º Circuito de Saúde Unimed Manaus
13/09/2019 - Bem Gestar - Curso para Gestantes
27/05/2019 - Bem Gestar - Curso para Gestantes
11/02/2019 - Jovens aprendizes da Unimed Manaus participam de workshop sobre prevenção da gravidez na adolescência
25/01/2019 - I WORKSHOP UNIMED MANAUS - Prevenção da Gravidez na Adolescência: Responsabilidade de todos
13/09/2018 - Curso de Orientação à Gestante | 22 e 29 de Setembro
31/08/2018 - Unimed Manaus realizou o 1º Encontro Viver Bem ao ar livre
17/08/2018 - 1º Encontro Viver Bem
12/07/2018 - 4ª Edição do Bem Gestar
29/06/2018 - Dia Cooperar - 30 de junho
27/04/2018 - Bem Gestar
14/03/2018 - Confira a programação do Bem Gestar - Curso de Orientação à Gestante
27/12/2017 - Grupo de voluntários da Unimed Manaus promove Cantata de Natal
Av. Constantino Nery, 1678 - São Geraldo, Manaus - AM, 69050-000

Unimed Manaus4009-8686
Unimed Manaus0800-7029088
Política de privacidade | Desenvolvido por GTI | Copyright - Todos os direitos reservados.