Unimed Manaus Web
Área do Cooperado
Acesse o Portal do Médico Cooperado

5 dicas incríveis para melhorar sua qualidade de vida AGORA!

 

Ter uma boa qualidade de vida é tudo o que as pessoas procuram. Isso porque por meio dela é possível viver melhor e desempenhar melhor as funções presentes no dia a dia.

Muita gente passa anos de suas vidas desejando encontrar meios que possam fazer com que sua vida melhore. Se sentir bem, se sentir satisfeito e realizado é a meta dos sonhos de qualquer pessoa.

Mas, mais importante que sonhar, é poder realizar essa vontade. Sendo assim, se você quer tomar a iniciativa de mudar o seu estilo de vida e poder colocar em prática bons hábitos, continue lendo este texto.

 

O que podemos chamar de qualidade de vida?

 

Qualidade de vida é muito subjetivo. O que para uma pessoa pode ser bom, para outras nem tanto. Porém, podemos chegar ao senso comum de que há alguns hábitos e ações que contribuem para a vida do indivíduo como um todo.

Podemos dizer que a qualidade de vida é tudo aquilo que proporciona equilíbrio. Ela não tem relação direta com dinheiro, embora ele seja importante para proporcionar este equilíbrio em alguns casos.

Há uma série de condições e emoções que se encaixam nessa palavra. Portanto, cada um deve olhar para si e chegar a conclusão sobre o que te proporciona felicidade e satisfação.

Alguns países medem a qualidade de vida através do IDH, que é o índice de desenvolvimento humano, que através de um padrão, avaliam as pessoas de forma qualitativa.

A OMS define a qualidade de vida como algo que parte da percepção pessoal de cada pessoa a partir de sua inserção de vida em que se leva em conta:

  • Os valores;
  • A cultura;
  • Padrões;
  • Preocupações.

Então, se a qualidade de vida é algo variável e que não possui um padrão dentro da sociedade, como fazer para que se possa melhorar ela?

Bom, existem algumas condições gerais como já citamos, em que a qualidade de vida pode ser proporcionada a todos os indivíduos.

Por meio de atitudes básicas tanto das instituições governamentais como das ações pessoais, é possível ter essa melhora. A seguir, mostraremos alguns pontos nos quais você pode começar a observar.

Cuide de suas necessidades básicas

Não é à toa que as necessidades fisiológicas estão na base da pirâmide de Maslow, que mede a necessidade humana por meio de hierarquias que vão do mais importante ao menos importante.

Sendo assim, a pirâmide indica uma mensagem muito clara: só é possível atingir um próximo nível quando o nível anterior tiver sido suprido.

As necessidades fisiológicas são tudo aquilo que o ser humano precisa para se manter vivo. Portanto, o primeiro passo para conseguir a qualidade de vida necessária, é fazer com que sua necessidade básica esteja em dia.

Assim, você deverá ter como prioridade ter uma rotina que envolva:

  • Boa noite de sono;
  • Alimentação saudável;
  • Vida sem sedentarismo.

Esses três pontos constituem o pilar para que você possa ir ao próximo nível. Dormindo bem, se alimentando bem e se movimentando, os resultados dentro de si já farão a diferença.

Cuide de sua mente

Muita gente não dá atenção para um dos principais órgãos do nosso corpo, o cérebro. Justamente por estar dentro de nós e comandar literalmente todas as nossas ações, muitas pessoas esquecem de pensar sobre as necessidades que esse órgão precisa.

Uma mente sã é vital para que a qualidade de vida e satisfação pessoal possam ser alcançadas. Portanto, não devemos banalizar os cuidados com essa parte.

Procure profissionais que se dediquem ao estudo do psicológico e faça exercícios de meditação, pilates, yoga e tudo aquilo que vá ajudar você a conectar sua mente com seu corpo.

Tenha tempo para si

Entendemos que a correria do dia a dia faz com que negligenciemos todos os fatores citados anteriormente. Porém, é fundamental que se dê uma pausa de suas atividades.

Estar muito inserido dentro de algo não é saudável. Lembre-se que tudo em excesso é prejudicial, até mesmo beber água. Sendo assim, procure ter um tempo seu.

Priorize os minutos ou as horas que você tem disponível, para que possa descansar ou praticar uma atividade que te dê prazer. Viaje, faça atividades legais e passe tempo com quem te faz se sentir bem.

Preste atenção aos sinais do corpo

A qualidade de vida está diretamente ligada a quão bem uma pessoa se sente. Por isso, é vital que ela esteja atenta aos sinais que o corpo dela está produzindo.

Muitas vezes o corpo dá indício de que algo não está ocorrendo como deveria e isso acaba sendo algo muito ruim pois, se deixado de lado, acaba se tornando algo prejudicial que vai afetar o indivíduo como um todo.

Então, se o seu corpo está pedindo por ajuda, não ignore. Aliás, a saúde é um dos fatores básicos que você precisa dar atenção.

Faça coisas novas

Aprender sempre é algo bom pois acrescenta informações que o indivíduo pode replicar a qualquer momento de sua vida. Seja um hobbie ou para estudo, aprender coisas novas sempre fará com que sua qualidade de vida aumente.

Principalmente se o investimento que você fizer puder ser utilizado em outras áreas de sua vida, fazendo com que você tenha maiores oportunidades e tendo chances melhores de se destacar.

Investir em conhecimento nunca é perda de tempo. E por mais que você possa descobrir não gostar do que está fazendo, você sempre tem a possibilidade de descobrir outras coisas que façam mais sentido para você.

No fim, tudo resulta numa busca e reconhecimento de si através de descobertas sobre o que te faz ou não bem.

Conclusão 

Por fim, vimos que a qualidade de vida é algo muito individual, mas que ações simples como as que citamos ao longo do texto, podem fazer a diferença para que você se sinta bem.

Apesar do país não oferecer uma estabilidade de vida para a maioria das pessoas, buscar por suas realizações pessoais dentro de suas condições, sempre que possível, é mais do que necessário a se fazer.

Conte aqui o que você faz para poder obter qualidade de vida e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.

 

Últimas Postagens
09/11/2021 - O que é o Outubro Rosa? Conheça mais sobre o câncer de mama
09/11/2021 - 5 dicas incríveis para melhorar sua qualidade de vida AGORA!
03/11/2021 - Poder do sono: 5 motivos para não dormir tarde e acordar cedo
03/11/2021 - As 9 dicas simples para aliviar o estresse do dia a dia
01/11/2021 - Alimentos poderosos: aumente sua imunidade comendo melhor!
01/11/2021 - Gestão de benefícios: por que você deve adotá-la para um RH estratégico?
01/11/2021 - Problemas de coração: 13 sinais importantes para você ficar alerta e se prevenir
01/11/2021 - Conheça 5 atividades físicas para prevenir doenças
15/06/2021 - Carência no plano de saúde: como funciona?
10/06/2021 - Sequelas da Covid-19 em mulheres com mais de 50 anos: por que elas são mais atingidas?
27/04/2021 - Problemas de coração: 13 sintomas que você precisa prevenir!
27/04/2021 - Gestão de benefícios: por que você deve adotá-la para um RH estratégico?
23/03/2020 - Super Maninhos - Contra o Coronavírus
18/03/2020 - Coronavírus e COVID-19: perguntas e respostas
06/03/2020 - Programação | Dia Internacional da Mulher 2020
28/02/2020 - Informe Unimed Manaus
13/02/2020 - II Circuito Unimed Manaus | Aulão Carnaval 2020
29/10/2019 - 1º Circuito de Saúde Unimed Manaus
13/09/2019 - Bem Gestar - Curso para Gestantes
27/05/2019 - Bem Gestar - Curso para Gestantes
11/02/2019 - Jovens aprendizes da Unimed Manaus participam de workshop sobre prevenção da gravidez na adolescência
25/01/2019 - I WORKSHOP UNIMED MANAUS - Prevenção da Gravidez na Adolescência: Responsabilidade de todos
13/09/2018 - Curso de Orientação à Gestante | 22 e 29 de Setembro
31/08/2018 - Unimed Manaus realizou o 1º Encontro Viver Bem ao ar livre
17/08/2018 - 1º Encontro Viver Bem
12/07/2018 - 4ª Edição do Bem Gestar
29/06/2018 - Dia Cooperar - 30 de junho
27/04/2018 - Bem Gestar
14/03/2018 - Confira a programação do Bem Gestar - Curso de Orientação à Gestante
27/12/2017 - Grupo de voluntários da Unimed Manaus promove Cantata de Natal
Av. Constantino Nery, 1678 - São Geraldo, Manaus - AM, 69050-000

Unimed Manaus4009-8686
Unimed Manaus0800-7029088
Política de privacidade | Desenvolvido por GTI | Copyright - Todos os direitos reservados.