O décimo mês do ano é marcado por um dos principais programas de conscientização, o Outubro Rosa. Programas como esse, fazem com que milhares de mulheres consigam ter um diagnóstico precoce sobre o início da doença.
Todo ano ao redor do mundo, diversos países possuem a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce de um tumor nas mamas.
O intuito é prevenir e ressaltar a importância de ter um olhar atencioso para a saúde da mulher para que ela tenha um atendimento médico bom e um suporte emocional também, fazendo com que seu tratamento seja de qualidade.
Se você quer saber mais sobre este assunto, continue lendo.
Durante um mês inteiro, várias instituições trazem para si a divulgação da campanha do Outubro Rosa para que possam encorajar as mulheres a saber mais sobre o câncer de mama.
Essas iniciativas são muito importantes para que possa haver uma prevenção nos casos de tumores em estágio inicial pois a doença é assintomática.
O símbolo que representa o movimento é um laço rosa, e esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados possuíam ações contra o câncer de mama no mês de outubro de forma isolada.
Depois de um tempo, o Congresso Americano aprovou que o mês de Outubro fosse o mês oficial no combate contra o câncer mamário. Desde então, o mundo todo se inspirou nesta ação e todo ano realizam a campanha.
Uma maneira de fazer lembrar isso é colocar monumentos importantes do mundo inteiro iluminados com a cor rosa. Assim, a população se sente sensibilizada com a campanha.
No Brasil, a primeira ação aconteceu no ano de 2002 no parque do Ibirapuera em São Paulo. O obelisco Mausoléu foi iluminado com luz rosa para que todos pudessem ver.
A partir de 2008 que as iniciativas se tornaram mais frequentes e ações como essas passaram a acontecer mais vezes para transmitir uma única mensagem: a prevenção é vital!
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns que existem segundo o INCA. Seu aparecimento acontece a partir do momento em que há alteração de trechos das moléculas de DNA.
Isso gera o que chamamos de cisto. Se não diagnosticado no momento certo, acabam evoluindo e se transformando em tumor.
Por isso que a campanha do Outubro Rosa incentiva que as mulheres façam o autoexame em si e identifiquem se há a presença de algum caroço ou textura diferente na pele.
O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em 95%, por isso contar com a mamografia é fundamental para que se possa rastrear a doença.
A sociedade brasileira de mastologia revelou que das 11,5 milhões de mamografias que eram pra acontecer no ano passado, só 2,7 milhões foram feitas.
Por isso que a campanha é tão importante, para fazer o alerta e incentivar o público ir atrás daquilo que é fundamental para sua saúde.
Há uma estimativa de 66.280 novos casos para esse ano, ou seja, 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Isso é um número muito alto.
O câncer de mama causa uma multiplicação desordenada das células anormais que existem na mama. Assim, são capazes de formar um tumor capaz de invadir os outros órgãos.
Existem vários tipos de câncer de mama. Uns possuem um desenvolvimento rápido, enquanto outros evoluem devagar. Nos casos que esses nódulos são tratados de forma adequada, acabam apresentando um bom resultado.
Os sintomas quase não podem ser observados em sua fase inicial. Em grande parte dos casos, há presença de:
Qualquer sintoma acima deve passar por avaliação médica para que seja avaliado e investigado. É fundamental que as mulheres façam o autoexame de modo rotineiro para que conheçam o seu corpo.
Assim, qualquer mudança fica mais fácil de ser reconhecida. A postura da mulher diante de uma alteração em seu corpo é fundamental para que se possa detectar precocemente qualquer mudança que seja.
O Outubro Rosa vem justamente para incentivar, mas também para trazer à tona informações importantes sobre os fatores que podem prejudicar a saúde da mulher.
Assim, por meio de palestras, informativos, cartazes, etc, explicam-se as condições que podem fazer com que se tenha um aumento nas chances de câncer de mama. Alguns dos fatores de risco são:
A investigação para confirmar ou não o aparecimento de um nódulo maligno é feita por meio de uma biópsia. Assim, o material passa por uma análise para que se possa saber se tem ou não algum risco.
O tratamento em caso positivo, dependerá da fase que a doença se encontra e do tipo de tumor existente. Pode variar então entre cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
É preciso correr com o tratamento para que ele não vire uma metástase e se espalhe para os outros órgãos. Assim, o paciente possui uma melhor qualidade de vida.
Por fim, vimos aqui tudo sobre o Outubro Rosa, como ele funciona e o motivo de sua importância, além de falarmos um pouco mais sobre o câncer de mama em si.
É fundamental entender toda a questão por trás dessa campanha, pois ela tem o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e prolongar sua saúde.
Por isso, não só aderir como também divulgar é fundamental para que outras mulheres tenham acesso a esse conteúdo e saibam o que elas precisam fazer para se manterem estáveis.
Comente aqui o que você acha deste conteúdo e compartilhe-o com outras pessoas.