Área do Cooperado
Acesse o Portal do Médico Cooperado
Página Principal › Notícias

Cobrança dos reajustes

Entenda como ocorrerá a cobrança dos reajustes suspensos em 2020

 

Conforme determinado pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Unimed Manaus suspendeu, no período de maio a dezembro de 2020 (8 meses), os reajustes anuais (aniversário do contrato) e, por 4 meses, os reajustes por alteração de faixa etária. No total, foram 10 meses com os reajustes suspensos, de maio/2020 a fevereiro/2021.

Com o término do período de suspensão definido pela ANS, serão retomadas a partir de março de 2021 as cobranças dos percentuais de reajuste anual e por mudança de faixa etária para todos os contratos que tiveram a suspensão.

Os boletos deverão conter as seguintes informações:

•    o valor da mensalidade

•    o valor da parcela relativa à recomposição

•    a informação de que parcela é (exemplo: parcela 1/10)

 


Confira exemplos de como poderá ser aplicado o reajuste com a recomposição dos valores retroativos nas simulações de cobranças a partir de janeiro de 2021:

Fonte: https://bityli.com/TeneC (Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS)

Reajustes suspensos em 2020

Perguntas e Respostas

 

Minha operadora teve reajuste suspenso em 2020?

Em regra, todas as operadoras tiveram seus reajustes suspensos, seguindo os critérios determinados pela ANS e citados na pergunta anterior.

Caso queira conferir a determinação da ANS na íntegra, clique aqui.

Como o reajuste será cobrado em minha fatura?

A partir de março de 2021, você já receberá o boleto de sua mensalidade com o reajuste de 2020. Além disso, a ANS definiu que o montante correspondente aos valores suspensos em 2020, seja diluído em 12 parcelas ao longo de 2021. Como a Unimed Manaus iniciará a cobrança em março 2021, as parcelas serão diluídas em 10 vezes. Sua mensalidade de março já contará com essa primeira parcela.

Onde eu consulto os valores correspondente a suspensão do reajuste 2020?

Você pode consultar o valor que vem sendo suspenso mês a mês em sua fatura.

Essa cobrança será separada da minha mensalidade?

Não, o valor será enviado junto com sua mensalidade atual. No seu demonstrativo de lançamentos você poderá acompanhar cada parcela a partir de março de 2021.

Eu optei por não suspender o reajuste da minha mensalidade, o que muda para mim?

Desde que você não tenha sido impactado por nenhum dos movimentos de suspensão em 2020, não haverá nenhuma mudança referente a reajuste na sua mensalidade a partir de janeiro de 2021.

Se eu cancelar meu plano, como será a cobrança desses valores?

A determinação da ANS contempla planos ativos e cancelados. Caso você cancele seu plano ao longo de 2021, a recomposição dos valores suspensos em 2020 permanecerá sendo enviada até a quitação dos valores em aberto.

Quais informações eu vou encontrar no meu boleto sobre a recomposição a partir de março de 2021?

Você irá encontrar: o valor da mensalidade já com o reajuste + a parcela referente ao valor suspenso do seu reajuste anual e/ou por mudança de faixa etária em 2020 (exemplo: parcela 1/10).

O que Reajuste Anual?

Os reajustes anuais são definidos pela sua Operadora, sendo resultado da variação dos custos médicos e visam equilibrar as despesas das operadoras de saúde. Acontecem anualmente no mês de aniversário do contrato celebrado entre sua Operadora.

O que é Reajuste por Faixa Etária?

Os reajustes por mudança de faixa etária baseiam-se nas necessidades e frequentes cuidados que passam a ser demandados no decorrer do processo natural de envelhecimento. Acontecem de acordo com a variação da idade do beneficiário e somente é aplicado nas faixas definidas contratualmente (consulte seu contrato ou o site da ANS). O valor do reajuste é apresentado em sua fatura no mês subsequente ao aniversário do beneficiário que mudará de faixa etária.

As faixas etárias para os planos contratados a partir de janeiro de 2004 são as seguintes:

  • até 18 anos
  • 19 a 23 anos
  • 24 a 28 anos
  • 29 a 33 anos
  • 34 a 38 anos
  • 39 a 43 anos
  • 44 a 48 anos
  • 49 a 53 anos
  • 54 a 58 anos
  • a partir de 59 anos
Últimas Notícias
Av. Constantino Nery, 1678 - São Geraldo, Manaus - AM, 69050-000

Unimed Manaus4009-8686
Unimed Manaus0800-7029088
Política de privacidade | Desenvolvido por GTI | Copyright - Todos os direitos reservados.