Conforme determinado pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Unimed Manaus suspendeu, no período de maio a dezembro de 2020 (8 meses), os reajustes anuais (aniversário do contrato) e, por 4 meses, os reajustes por alteração de faixa etária. No total, foram 10 meses com os reajustes suspensos, de maio/2020 a fevereiro/2021.
Com o término do período de suspensão definido pela ANS, serão retomadas a partir de março de 2021 as cobranças dos percentuais de reajuste anual e por mudança de faixa etária para todos os contratos que tiveram a suspensão.
Os boletos deverão conter as seguintes informações:
• o valor da mensalidade
• o valor da parcela relativa à recomposição
• a informação de que parcela é (exemplo: parcela 1/10)
Confira exemplos de como poderá ser aplicado o reajuste com a recomposição dos valores retroativos nas simulações de cobranças a partir de janeiro de 2021:
Fonte: https://bityli.com/TeneC (Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS)
Minha operadora teve reajuste suspenso em 2020?
Em regra, todas as operadoras tiveram seus reajustes suspensos, seguindo os critérios determinados pela ANS e citados na pergunta anterior.
Caso queira conferir a determinação da ANS na íntegra, clique aqui.
Como o reajuste será cobrado em minha fatura?
A partir de março de 2021, você já receberá o boleto de sua mensalidade com o reajuste de 2020. Além disso, a ANS definiu que o montante correspondente aos valores suspensos em 2020, seja diluído em 12 parcelas ao longo de 2021. Como a Unimed Manaus iniciará a cobrança em março 2021, as parcelas serão diluídas em 10 vezes. Sua mensalidade de março já contará com essa primeira parcela.
Onde eu consulto os valores correspondente a suspensão do reajuste 2020?
Você pode consultar o valor que vem sendo suspenso mês a mês em sua fatura.
Essa cobrança será separada da minha mensalidade?
Não, o valor será enviado junto com sua mensalidade atual. No seu demonstrativo de lançamentos você poderá acompanhar cada parcela a partir de março de 2021.
Eu optei por não suspender o reajuste da minha mensalidade, o que muda para mim?
Desde que você não tenha sido impactado por nenhum dos movimentos de suspensão em 2020, não haverá nenhuma mudança referente a reajuste na sua mensalidade a partir de janeiro de 2021.
Se eu cancelar meu plano, como será a cobrança desses valores?
A determinação da ANS contempla planos ativos e cancelados. Caso você cancele seu plano ao longo de 2021, a recomposição dos valores suspensos em 2020 permanecerá sendo enviada até a quitação dos valores em aberto.
Quais informações eu vou encontrar no meu boleto sobre a recomposição a partir de março de 2021?
Você irá encontrar: o valor da mensalidade já com o reajuste + a parcela referente ao valor suspenso do seu reajuste anual e/ou por mudança de faixa etária em 2020 (exemplo: parcela 1/10).
O que Reajuste Anual?
Os reajustes anuais são definidos pela sua Operadora, sendo resultado da variação dos custos médicos e visam equilibrar as despesas das operadoras de saúde. Acontecem anualmente no mês de aniversário do contrato celebrado entre sua Operadora.
O que é Reajuste por Faixa Etária?
Os reajustes por mudança de faixa etária baseiam-se nas necessidades e frequentes cuidados que passam a ser demandados no decorrer do processo natural de envelhecimento. Acontecem de acordo com a variação da idade do beneficiário e somente é aplicado nas faixas definidas contratualmente (consulte seu contrato ou o site da ANS). O valor do reajuste é apresentado em sua fatura no mês subsequente ao aniversário do beneficiário que mudará de faixa etária.
As faixas etárias para os planos contratados a partir de janeiro de 2004 são as seguintes: